Este exame oferece inúmeras vantagens em relação a exumação, o custo é bem menor e evita os constrangimentos e burocracias de uma exumação.
Para realizar a Reconstrução Genética, além das amostras biológicas do suposto filho e de sua mãe biológica, serão analisadas amostras biológicas de familiares do falecido, podendo estes ser seus pais, irmãos e/ou filhos legítimos com as respectivas mães. É de suma importância considerar algumas recomendações que garantem o sucesso destas análises:
O número de parentes de primeiro grau do suposto pai falecido deve ser suficientes para garantir a conclusão dos casos, ou seja, para que se obtenha índices satisfatórios para considerar a inclusão de uma paternidade ou a exclusão absoluta.
O grau de parentesco dos periciados utilizados na análise com o suposto pai indicado deve ser indiscutivelmente verdadeiro, pois o teste parte desta premissa e a falta deste vínculo genético pode levar a resultados errôneos obviamente.
DNA Avuncular Investiga laços biológicos e genéticos entre tio e sobrinho. Só pode ser efetuado por irmãos do suposto pai biológico, não sendo possível ser feito por meios irmãos.